Notícias

 

© 19/10/2010 - Cleide Greco e Cristina Vieira
AmpliarEnviar como cartão

19/10/2010
V FESTIVAL GASTRONÔMICO FRANGO CAIPIRA


Autor: Cleide Greco e Cristina Vieira / Fonte: Cleide Greco

V FESTIVAL GASTRONÔMICO FRANGO CAIPIRA
EM SÃO GONÇALO DO RIO DAS PEDRAS

Nesses tempos em que eleger “musas” se transformou em algo banal, figurinha fácil, arroz de todo banquete, um galã rouba a cena e reina absoluto: o frango caipira! Em panelas de pedra ou de barro, horas a fio preparado no fogão à lenha, sob os temperos mais inusitados, molhos diversos, a iguaria, mineira por excelência é que vai dar sabor ao V Festival Gastronômico Frango Caipira, que acontece de 29 de outubro a 02 de novembro em São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito do Serro.

Em sua quinta edição, o festival traz variações sobre o mesmo tema: inovar nos sabores, quando a base sólida impera no ingrediente principal, o autêntico franguinho caipira. E o evento se firma no cenário da gastronomia e é um convite a algo mais: estar à mesa, encontrar os amigos, uma boa conversa, sentir a mineiridade nos sabores, nos aromas e na beleza de São Gonçalo. O banho de cachoeira é uma “sobremesa” à parte.

Realizado pelo Grupo Gestor do programa Turismo Solidário e pela Associação Comunitária Sempre Viva, o V Festival Gastronômico Frango Caipira é uma iniciativa dos empreendedores de São Gonçalo do Rio das Pedras, que tem como principal objetivo a valorização da gastronomia regional.

Ingredientes inusitados
Frango com quiabo, molho pardo e frango com ora pro nobis já são velhos conhecidos e, é claro, estão no cardápio do evento. A novidade fica por conta de receitas resgatadas de um tempo em que a utilização de plantas nativas na alimentação era comum. Daí surge o frango com palma e frango com quiabo da lapa, ambos pratos elaborados com cactus. Seguindo a linha dos inusitados, utilizando folhas de árvores nativas de cerrado, estão o frango ao lobo e frango com quiababá, que remetem o visitante ao tempo da tropeiragem, quando burros e mulas transportavam pelas ruas os alimentos produzidos na região.

Como a história se constrói no dia a dia, a culinária também se modifica ao longo do tempo e novas receitas vêm sendo desenvolvidas, dando ares de modernidade a esta tradicional iguaria mineira. Segundo a produtora do evento, Cleide Greco, é assim, inovando o tradicional que surgem o frango com cogumelos, cocó ao vinho, cocota na panela, galeto temporá, ajeitadinho, galinha ao creme de milho, cocó ao pequis.

Enfim, essa grande aventura gastronômica vai além das cozinhas e toma conta da bela São Gonçalo. O certo é que nos bares e restaurantes da cidade o visitante encontrará sempre uma boa cerveja gelada e a tradicional cachacinha mineira para acompanhar as delícias de frango caipira!
Para acompanhar a boa mesa, uma boa música: na segunda feira, primeiro de novembro, ao final da tarde, uma roda de chorinho encerra a Feira de Artesanato Regional que acontece durante todo o evento no Largo do Comércio, no centro da localidade e bem próximo à cachoeira que leva o mesmo nome. O evento tem o patrocínio do Programa Turismo Solidário, SEBRAE – MG e Prefeitura Municipal do Serro.

SERVIÇO:
Meios de hospedagem:
Pousada do Capão: 38 3541 6076
Pousada do Pequi: 38 3541 6100
Pousada Fundo de Quintal: 38 3541 6076
Pousada Refúgio 5 Amigos: 38 3541 6037
Receptivos Familiares do Programa Turismo Solidário: 38 8803 3570
Contato: Cleide Greco – (38) 3541 6100 / 88137140
- cleide.greco@gmail.com
Jovelina – (38) 8803 3570

 

Imprimir

 Topo  
 
Buscar Notícias

Palavra chave
 
Por data
DE 
Até 
dd/mm/aaaa
 
Por data
 
Receba Novidades

Informe seu nome e e-mail para receber noticias e novidades

 
Nome  
E-mail  

Cadastrar
Sair da lista
 
 

 

 

 

.CONTATO@TURISMOSOLIDARIO.COM.BR .